Internacional/PB [BRA]

Atualizado em 23/03/2020
Nome Oficial Internacional Esporte Clube
Fundação  07/07/1952
Status Atual  Em atividade
Endereço 
Bairro 
Cidade  Mamanguape
Cidade (anterior)  Teixeira
Cidade (anterior)  João Pessoa
Cidade (anterior)  Lucena
Estado  Paraíba
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Colorado, Leão do Canavial
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Internacional
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ  02.926.724/0001-96
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Euzário Pereira da Silva (Módulo Esportivo), Mamanguape/PB, Brasil
Antônio Toscano de Brito (Toscanão), Lucena/PB, Brasil
Ivan Tomaz (Tomazão), João Pessoa/PB, Brasil
José Américo de Almeida Filho (Almeidão), João Pessoa/PB, Brasil
Dorgival Dantas (Dorjão), Teixeira/PB, Brasil
Histórico 
O Internacional Esporte Clube foi fundado em 07 de Julho de 1952 (segundo a Federação Paraibana de Futebol), e há outra data: 1959.

O clube surgiu no bairro de Mandacaru pelo então presidente Tassiano Gadelha, o Internacional até então era um time de futebol amador disputando os campeonatos das categorias de bases promovidos pela FPF.

Em 2008, o clube profissionalizou-se e celebrou parceria com um grupo de empresários poloneses. Com isso, o Internacional teve condição de entrar na Segunda Divisão do futebol paraibano e contratar jogadores de renome do futebol da região. Em uma campanha mediana chegou até o triangular final com o Paraíba de Cajazeiras e Auto Esporte de João Pessoa, embalado, o time teve três vitórias e um empate na fase final e sagrou-se campeão da Segunda Divisão.

Disputou pela primeira vez a primeira divisão estadual em 2009, sediando os jogos como mandante no estádio Almeidão. A campanha não foi tão boa somando apenas (3 vitórias, 3 empates e 8 derrotas no geral) e o Internacional acabou rebaixado para a segunda divisão de 2010, a qual nem chegou a disputar pois o time decidiu encerrar as atividades.

Em 2014, após 5 anos inativo, sai de João Pessoa e fixa-se em uma nova sede, Teixeira, no sertão do estado, e fica conhecido como Internacional Esporte Clube de Teixeira ou Internacional de Teixeira, por brevidade. A equipe mandou seus jogos no estádio municipal "O Dojão".

O desempenho geral na segundona foi bom, mas deixou a classificação para a primeira divisão escapar no triangular final. Classificou-se para o mata-mata com uma vitória, dois empates e uma derrota. Nesta fase, não foi páreo para seus oponentes, Lucena e Miramar de Cabedelo; perdeu dois jogos, empatou um e ganhou apenas um, terminando o campeonato em terceiro lugar.

Em 2015, transfere a sede para o município de Santa Rita, com mando de campo no Teixeirão, passando a se chamar de Internacional Paraibano. Disputou a primeira fase do Campeonato Paraibano no Grupo Litoral, ficando atrás do Desportiva Guarabira e à frente de Femar e Spartax, ambos de João Pessoa. Caiu nas quartas-de-finais para o Picuiense.

Imbatível em 2016, conquistou invicto a Segunda Divisão, seu segundo título estadual, e garantiu vaga na Primeira Divisão de 2017.

A campanha vitoriosa foi de 8 vitórias e 4 empates.

Na disputa da 1° divisão em 2017 o clube começou muito bem a competição com a defesa sendo uma das melhores do campeonato onde chegou a ser 4° lugar, depois por problemas internos ouve um desmanche no time onde a equipe teve uma sequência de resultados negativos e acabou voltando para a 2° divisão do Paraibano.

No dia 16 de setembro de 2017 oficializou o convênio entre o clube e a Prefeitura Municipal de Lucena.

Em 2019 mudou novamente de sede: Mamanguape.

Fonte: Wikipédia, Federação Paraibana de Futebol (FPF), Esporte do Vale, Homero Queiroga

Sede anterior: Rua 18 de maio, 195 - Mandacaru - João Pessoa

Presidentes 
2008-2014: Tassiano Gadelha
1952: Tassiano Gadelha
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Internacional/PB [BRA] Internacional/PB [BRA] Internacional/PB [BRA] Internacional/PB [BRA] Internacional/PB [BRA] Internacional/PB [BRA]
Uniforme 
Mascote