Histórico |
| O Internacional Esporte Clube foi fundado em 07 de Julho de 1952 (segundo a Federação Paraibana de Futebol), e há outra data: 1959.
O clube surgiu no bairro de Mandacaru pelo então presidente Tassiano Gadelha, o Internacional até então era um time de futebol amador disputando os campeonatos das categorias de bases promovidos pela FPF.
Em 2008, o clube profissionalizou-se e celebrou parceria com um grupo de empresários poloneses. Com isso, o Internacional teve condição de entrar na Segunda Divisão do futebol paraibano e contratar jogadores de renome do futebol da região. Em uma campanha mediana chegou até o triangular final com o Paraíba de Cajazeiras e Auto Esporte de João Pessoa, embalado, o time teve três vitórias e um empate na fase final e sagrou-se campeão da Segunda Divisão.
Disputou pela primeira vez a primeira divisão estadual em 2009, sediando os jogos como mandante no estádio Almeidão. A campanha não foi tão boa somando apenas (3 vitórias, 3 empates e 8 derrotas no geral) e o Internacional acabou rebaixado para a segunda divisão de 2010, a qual nem chegou a disputar pois o time decidiu encerrar as atividades.
Em 2014, após 5 anos inativo, sai de João Pessoa e fixa-se em uma nova sede, Teixeira, no sertão do estado, e fica conhecido como Internacional Esporte Clube de Teixeira ou Internacional de Teixeira, por brevidade. A equipe mandou seus jogos no estádio municipal "O Dojão".
O desempenho geral na segundona foi bom, mas deixou a classificação para a primeira divisão escapar no triangular final. Classificou-se para o mata-mata com uma vitória, dois empates e uma derrota. Nesta fase, não foi páreo para seus oponentes, Lucena e Miramar de Cabedelo; perdeu dois jogos, empatou um e ganhou apenas um, terminando o campeonato em terceiro lugar.
Em 2015, transfere a sede para o município de Santa Rita, com mando de campo no Teixeirão, passando a se chamar de Internacional Paraibano. Disputou a primeira fase do Campeonato Paraibano no Grupo Litoral, ficando atrás do Desportiva Guarabira e à frente de Femar e Spartax, ambos de João Pessoa. Caiu nas quartas-de-finais para o Picuiense.
Imbatível em 2016, conquistou invicto a Segunda Divisão, seu segundo título estadual, e garantiu vaga na Primeira Divisão de 2017.
A campanha vitoriosa foi de 8 vitórias e 4 empates.
Na disputa da 1° divisão em 2017 o clube começou muito bem a competição com a defesa sendo uma das melhores do campeonato onde chegou a ser 4° lugar, depois por problemas internos ouve um desmanche no time onde a equipe teve uma sequência de resultados negativos e acabou voltando para a 2° divisão do Paraibano.
No dia 16 de setembro de 2017 oficializou o convênio entre o clube e a Prefeitura Municipal de Lucena.
Em 2019 mudou novamente de sede: Mamanguape.
Fonte: Wikipédia, Federação Paraibana de Futebol (FPF), Esporte do Vale, Homero Queiroga
Sede anterior: Rua 18 de maio, 195 - Mandacaru - João Pessoa
|
|