Vasco/SE [BRA]

Atualizado em 27/04/2016
Nome Oficial Vasco Esporte Clube
Fundação  15/08/1931
Status Atual  Licenciado
Endereço  Avenida Dom Antônio Cabral, s/n
Bairro  Industrial
Cidade  Aracaju
Estado  Sergipe
CEP  43065-090
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (79) 3215-4989
Apelido(s)  Clube da Cruz de Malta
Mascote(s) 
Cores 
Nome Anterior  Vasco da Gama FC
Equipe Ranqueada  Vasco
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Estádios 
Adolpho Rollemberg, Aracaju/SE, Brasil
Municipal de Aracaju, Aracaju/SE, Brasil
Sabino Ribeiro, Aracaju/SE, Brasil
Lourival Baptista (Batistão), Aracaju/SE, Brasil
Histórico 
Comerciários e bancários fundaram, em 15 de agosto de 1931, o VASCO DA GAMA FUTEBOL CLUBE.
Em 1946, o seu nome passou a ser VASCO ESPORTE CLUBE.

O inesquecível Prof. Abdias Bezerra, pai do imortal Prof. Felte Bezerra e do desportista Flora Bezerra, também ligado a banqueiros e bancários, ofereceu sua residência para que fosse realizada a reunião de fundação.

Seu primeiro Presidente foi o saudoso desportista EURÍPEDES MACHADO DE OLIVEIRA, mais conhecido como Boquinha, que além de dirigente, era o zagueiro titular. Os jogadores que mais se destacaram na década de 30 foram: JOÃO BARBOSA, DILERMANDO GOIS, EPAMINONDAS VITAL que em 1949 participaria da criação do Departamento de Futebol do Confiança

Segundo afirmou ARAQUËM COUTO, vascaino autêntico, a primeira bola que o VASCO possuiu foi uma oferta de FLORO BEZERRA, filho do PROF. ARDIAS BEZERRA e, claro, irmão de FELTE BEZERRA.

Na década de 30, o grande rival do VASCO era o PAULISTANO FUTEBOL CLUBE, ligado Também ao cormerciário e hoje já falecido ROBÉRIO GARCIA, irmão de LUIZ GARCIA ex-Governador de Sergipe, de JOSÉ GARCIA ex-Governador do Mato Grosso e de ANTONIO CARDA, um dos principais heróis da fundação da Faculdade de Medicina de Sergipe, sendofoi eleito em 1942, Presidente do Vasco.

Era também irmão do Jornalista CARLOS GARCIA. Iniciou-se uma nova fase pela qual foram responsáveis também ÁLVAPO FERREIRA DA SILVA - o Português -, WILSON QUEIROZ, FERNANDO MADUREIRA e outros.

Em 1944, surgiram os primeiros resultados do trabalho que vinha sendo realizado, conseguindo o VASCO um grande plantel, talvez o melhor do Estado. Tanto que sagrou-se campeão invicto da Capital e do Estado.

Em 1945, já tendo perdido alguns craques para times de outros Estados, consegue apenas o Vice-campeonato.

Em 1948, reage espetacularmente e sagra-se novamente campeão de Sergipe. Àquela altura, o seu Presidente era o famoso - Cacetão - JOÃO ÁLVARES PEREIRA, que foi um dos campeões de 1944.

Segundo ainda afirmação do ARAQUÉM COUTO: Em 1951, deu-se uma cisão no VASCO...Mas, clube sem briga ainda vai nascer, lembram-se...? mas, em 1952 o problema foi sanado com a eleição do PROF FELIX D'ÀVILA que lhe deu outra imagem, fortalecendo-o como Clube sem prejuízo do futebol.

O VASCO sofreu muito até chegar na sede onde hoje está, e que lhe pertence. Começou nos fundos dos antigos Correios, na época localizados na Praça Fausto Cardoso. FÉLIX D'ÁVILA trouxe-o para o primeiro andar do Edifício Teixeira Chaves, de onde saiu para a sua sede definitiva, construída com muito suor a lágrimas e localizada à Av. Dom Antônio Cabral início do Bairro industrial, pertinho da Av. Coelho e Campos.

Em 1952, foi mais uma vez campeão do Estado de Sergipe. Naquele ano, com o afastamento de FELIX, que foi estudar no Rio de Janeiro, onde fez o Curso Superior de Educação Física,

Assumiu a Presidência o VICE : MANUEL NICANOR DO NASCIMENTO. O VASCO sempre se destacou em outros esportes, entre eles o voleibol, o basket-ball e futebol de salão, sendo, mais de uma vez, repre­sentante do nosso Estado no SERBA Torneio Sergipe-Bahia, tendo con­quistado o bi-campeonato, invicto.Na direção do esporte salonístico destacaram-se ARAQUÉM COUTO e REGINALDO CORREIA CERQUEIRA.

Na gestão do Presidente JOSÉ SAMUEL DE ALMEIDA o VASCO tomou posse, definitivamente, do terreno da Av. Dom Antônio Cabral, construindo, em seguida, um muro em toda a sua extensão. Foi um marco fundamental para a construção da sede.Durante muito tempo meu pai, CLODOALDO DE ALENCAR, foi advogado do VASCO, mas, em 1966, apesar do seu trabalho abnegado, o clube foi despejado por ordem judicial, da sua sede à rua de São Cristóvão. O proprietário, alegando ampliação dos seus negócios, ganhou a causa.

Mas, não há mal que não traga um bem: em 1967, durante a presidência de ALCEU GONÇALVES DE Foi iniciada a construção da sede própria. Para tanto foi nomeada uma comissão integrada por DR. JOÃO RODRIGUES DA CRUZ, Presidente, tendo como Coordenadores WILSON QUEIROZ e FERNANDO MADUREIRA, sendo o Tesoureiro HELIO MARANHÃO. Em 1968, tendo já na presidência WILSON QUEIROZ, era inaugurada a sonhada sede.

A partir deste momento o CLUBE DA CRUZ DE MALTA cresceu aceleradamente, aumentando o número de associados e de promoções. Entre os vascaínos históricos estão: FERNANDO MADUREIRA, JOSÉ LISBOA, AUSTROGÉSILO DE SANTANA PORTO, JOSË ALFREDO LINHARES, AGNELO RAMOS e EURIPEDES MACHADO DE OLIVEIRA, entre outros.

Na gestão de JOSE FAGUNDES DE LIMA a sede foi ampliada e mais sucessos foram acrescidos aos já alcançados.

Seria uma injustiça não mencionar aqui os nomes de outros vascainos doentes: SANDOVAL SANTOS, CURT VIEIRA, JOSE LUIZ, JOÃO CRUZ, JOSE CARIVALDO DE SOUZA e TERESINHA SANTOS. Alguns craques de destaque: Samuel , Ruy Bessa, Renato Vieira, Pedrinho, Monte, Marino, Pirricha, Zequinha , Santos Mendonça, Nenen, Everaldo, Enock , Lia, Charuto, Português.
Títulos 
CompetiçãoQuantidadeTemporadas
Campeonato Sergipano41944, 1948, 1953, 1987
Campeonato de Aracaju21944, 1948
Campeonato Sergipano - 2ª Divisão11992
Presidentes 
2005: Jailson Trindade Oliveira
José Fagundes de Lima
Wilson Queiroz
1967: Alceu Gonçalves de Oliveira
José Samuel de Almeida
1952: Manuel Nicanor do Nascimento
1952: Félix D´Ávila
1948: João Álvares Pereira, "Cacetão"
Fernando Madureira
Álvaro Ferreira da Silva
1942: Robério Garcia
1931: Eurípedes Machado de Oliveira, "Boquinha"
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Vasco/SE [BRA] Vasco/SE [BRA] Vasco/SE [BRA] Vasco/SE [BRA] Vasco/SE [BRA] Vasco/SE [BRA]
Uniforme(s)  Vasco/SE [BRA]
Mascote(s) 
Bandeira(s) 
Flâmula(s)