Brasil FC/AM [BRA]

Atualizado em 18/08/2015
Nome Oficial Brasil Football Club
Fundação  07/09/1909
Status Atual  Extinto
Endereço  Rua Monsenhor Coutinho, 110
Bairro  Centro
Cidade  Manaus
Estado  Amazonas
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Brasil players
Mascote 
Uniforme  Camisa amarela com listras verticais verde e calção branco
Equipe Ranqueada  Brasil FC
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico 
A equipe auriverde foi fundada no dia 7 de Fevereiro de 1909, pelo jovem Ulysses Reymar.

Junto com o amigo Adail Valente e outros, Ulysses costumava bater sua bola aos finais de semana nos principais logradouros da cidade. Daí surgiu a ideia dos rapazes em fundar um clube dedicado ao futebol. A nova agremiação foi batizada com o nome do próprio país. O Brasil instalou sua sede social na residência da Rua Monsenhor Coutinho, 110, no Centro de Manaus. O seu campo ficava na Praça Antonio Bittencourt. O uniforme definido consistia em camisa amarela com listras verticais verde e calção branco. Seus principais rivais foram o Racing e o Manáos Athletic.

1º JOGO

A primeira partida foi no dia da sua fundação (7 de fevereiro de 1909), quando goleou a equipe do Foot-Ball Club por 7 a 1. Após o fim do jogo, os associados do time derrotado e os fundadores do Brasil se juntaram para consolidar, naquele dia, o nascimento do clube.

PRIMEIRA DIRETORIA

Alguns dias após a fundação e o jogo inaugural, foi realizado uma assembleia, no qual foi votada e definida a 1ª Diretoria, constituída da seguinte forma:

Presidente: Tancredo Costa;

Secretário: Ulysses Reymar;

Tesoureiro: Alfredo Costa.

Como em todo início, a empolgação e muitas ideias borbulhavam, e o primeiro ato da neo diretoria foi enviar uma petição à Prefeitura de Manaus, a fim de ter os direitos sobre a utilização da Praça Antonio Bittencourt como seu campo, no qual o clube foi atendido com parecer favorável.

Feito isso, o segundo passo era a realização de um evento para consolidar oficialmente sua fundação. Este evento foi realizado no dia 07 de março de 1909, quando o Brasil recebeu, na Praça Antonio Bittencourt, o time dos Aprendizes Marinheiros. O jogo foi bem festivo, com presença de um bom público e pessoas de destaque da sociedade, e terminou empatado sem abertura de contagem.

No ano de sua origem, o futebol Baré era dominado pelo Racing. E foi com essa equipe que o Brasil realizou,em 1909, o maior clássico do futebol amador amazonense daquele ano, pois Brasil e Racing se tornaram rivais ferrenhos. Nos quatro confrontos registrados no referido ano, houve um resultado bem equilibrado: uma vitória do Brasil, um empate e duas do Racing. É também em 1909 que o Brasil realiza duas importantes partidas com equipes visitantes. A primeira foi contra o time do Sport Club Pará, de Belém, que ao chegar em Manaus, lançou um desafio aos Brasil players (termo utilizado pela imprensa para designar os jogadores do clube).

O jogo teve presença máxima de torcedores e terminou com a vitória dos paraenses por 2 a 0. O segundo jogo foi contra a tripulação do vapor inglês Viking, do qual não se sabe o resultado final. Ambos os jogos aconteceram na Praça Antonio Bittencourt. É no período de 1912 a 1913 que o Brasil começou uma grande rivalidade com a equipe inglesa do Manáos Athletic, tornando-se assim o mais novo clássico do futebol amazonense daqueles anos. A rivalidade era mais acirrada devido ao fato dos jogadores dos dois times serem de nacionalidades opostas.

Também nesses anos o Brasil contava com um reforço de peso na sua linha de ataque: o craque Cícero Costa. Em um dos emocionantes confrontos,o Manáos Athletic goleou os Brasileiros por 6 a 2. Mas, dias depois, jogando no campo inimigo (Bosque Municipal), o Brasil dava o troco na mesma moeda: goleava os ingleses por 5 a 1, com excelente atuação de Cícero que marcou três gols. O último jogo entre ambos aconteceu no dia 29 de junho de 1913 quando o Athletic goleou novamente o Brasil por 5 a 0. Após essa peleja, o Brasil se extinguia.

Mais não sem antes fechar com chave de ouro sua participação na história do futebol Baré, pois também foi um dos clubes pioneiros que ajudou a popularizar o futebol no Amazonas em seus primeiros anos de vida. Revelou alguns pioneiros craques da história do futebol local como Tancredo Costa, Pingarilho, Adail, Carlos Studart, Cícero Costa, Paulo Mello e Loureiro. É bom lembrar que, anos depois, surgiu uma nova equipe chamada Brasil Sport Club e que disputou os campeonatos amazonenses de 1918, 1921 e 1922. Esse clube não tinha nenhuma ligação com o antigo Brasil Football Club.

Fonte: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto

Arte do uniforme: Sergio Mello

Presidentes 
1909: Tancredo Costa
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme  Brasil FC/AM [BRA]
Mascote