Histórico |
| No Amapá, precisamente em 11 de maio de 1973, Otaciano Nogueira (enfermaria do hospital) e Delson Furtado (professor estadual), mobilizaram um grupo de amigos para fundar, o Santos Futebol Clube na capital Macapá.
A histórica reunião aconteceu exatamente no dia 11 de maio de 1973, na Avenida Pedro Baião no Bairro do Trem. Na oportunidade, o objetivo era instituir um clube que viesse a ser uma fábrica de atletas campeões, surgia assim, o 'Peixe da Amazônia' que, mais tarde, conquistaria vitórias e títulos.
Disputas
Após vários anos, disputando o certame amador desde a idade de ouro do futebol amapaense na capital Macapá, o Santos fez algumas façanhas. Na 2º divisão, o clube conquista dois títulos, o primeiro em 1987, e o segundo em 1988, tornando se bicampeão da 2ª divisão do futebol amapaense, o embate entre Santos e Lagoa, era o clássico da época, era difícil, complicado. Contra o próprio Nacional também era muito disputado, lembra Paulo Ceará (ex-presidente).
Profissionalismo
No advento do profissionalismo amapaense em 1990, houve também a necessidade dos clubes acompanhar esse novo modelo de fazer futebol. O Santos profissionaliza-se em 1998, na Federação Amapaense de Futebol, (FAF).
Título na Virada do Século
A história aponta que após dois anos, disputando o Campeonato Profissional, o clube santista conquista o 1º título profissional em uma partida memorável, realizada no estádio estadual, Milton de Souza Correa, o Zerão contra o Mazagão Atlético Clube (MAC). Marcaram os gols na época: Dengo Beirol, Penafort, e Dinamite. Germano Tiago diminuiu para o MAC, o placar da partida foi 3 a 1, para o Peixe. Santos, Campeão Estadual de 2000. Os três títulos são importantes, mais o primeiro título é um dos mais importantes, devido à forma pela qual foi conquistada, ou seja, sem recursos, sem campo para treinamento e sem patrocinador, e o Santos foi o clube que conquistou o título na virada do século referenciou Ceará.
Grandes Momentos
O veterano apaixonado pelo clube, vislumbra grandes momentos do Santos no certame amapaense, um deles é a participação em todas as competições realizadas pela FAF, desde a era amadora, até os dias de hoje na era profissional. Por isso, acho que o Santos Futebol Clube do Amapá, é um clube que tem uma história mais transparente, tanto na era amadora, quanto na era profissional, devido a forma que sempre encarava as competições, na qual fazia parte. Em nem um momento deixar de participar de qualquer competição, por motivo financeiro. Haja a vista, a diretoria, deixou de cumprir com as obrigações dela, ou seja, não oferecer aos atletas, aquilo que não tinha condições, por isso, o Santos sempre se apresentava bem em todas as competições, por que os jogadores tinham consciência, e o clube não poderia oferecer aquilo que não poderia cumprir revelou o abnegado santista.
Fonte: www.futeboldonorte.com
Sede (1990): Avenida Feliciano Coelho, 1334 - Macapá
Redesenho do escudo 2: Escudos Gino
|
|