Fortaleza/SP [BRA]

Atualizado em 05/07/2015
Nome Oficial Fortaleza Clube
Fundação  07/11/1904
Status Atual  Extinto
Endereço 
Bairro  Santa Rosalia
Cidade  Sorocaba
Estado  São Paulo
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido(s)  Tricolor Rosalino
Mascote(s) 
Cores 
Nome Anterior  Fortaleza(EC)
Equipe Ranqueada  Fortaleza
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Estádios 
Severino Pereira da Silva (Fortaleza), Sorocaba/SP, Brasil
Histórico 
No dia 24 de Junho de 1903, na cidade de Sorocaba interior do estado de São Paulo, os Srs. Nicolau Perella e Romano Biazoli fundaram na antiga Vila Industrial de Santa Rosália (atual Bairro de Santa Rosalia) um time de futebol denominado Sport Club Santa Rosalia para que os operários da fabrica de tecidos pudessem, ainda que de forma empírica praticar o esporte bretão.

Algum tempo depois a fábrica de tecidos passou a ser gerenciada pelo inglês Joseph Klirck, esportista e amigo de Charles Miller. Mister Klirck se tornou um grande incentivador a pratica do futebol pelo clube Santa Rosalia, repassando todos seus conhecimentos do novo esporte e doando ao clube rosalino a primeira bola de futebol que na época era confeccionada apenas no estado do Rio de Janeiro.

No dia 7 de novembro de 1904 ao chegar de uma de suas viagens a negócios do nordeste brasileiro, Mister Klirck mostrou-se encantado pelas belezas naturais que encontrou naquela região do Brasil e como homenagem a capital cearense e rebatizou o clube com o nome de Fortaleza Foot-Ball Club. Em Fevereiro de 1906, o recém fundado Sport Club Floresta de Santa Rosalia faz fusão com o Fortaleza Foot-Ball Club, prevalecendo o nome Fortaleza.

No final da década de 20, o Fortaleza Foot-Ball Club que desde sua fundação havia adotado o Verde e Branco em seu uniforme, por razão(s) ainda desconhecida, muda sua razão social para Esporte Clube Fortaleza e adota o Vermelho, Preto e Branco como novas cores. Alguns anos mais tarde, nova mudança, porém definitiva, Fortaleza Clube.

No ano de 1940, o empresário industrial Severino Pereira da Silva assume o controle da fabrica de tecidos e continua dando apoio ao futebol do Fortaleza Clube Em 1942, clube teve oficialmente seu estádio próprio inaugurado, Estádio Severino Pereira da Silva, local que serviu de palco de grandes confrontos diante os grandes clubes da capital, clubes do interior paulista e amistosos interestaduais.

Entre tantas glorias do clube Tricolor Rosalino, destaca-se a vitória pelo placar de 4 a 1 diante do tri campeão carioca, o C. R. Flamengo-RJ, embate amistoso realizado no Estádio Severino Pereira da Silva em Sorocaba no dia 01/03/1947. Em 19 de Julho de 1952 é inaugurado o sistema de iluminação artificial do estádio Severino Pereira da Silva, sendo este o primeiro estádio da cidade de Sorocaba a realizar jogos noturnos. Conquistou inúmeros títulos pelo futebol amador, sagrou-se Campeão do Interior em 1948 e Campeão Amador de Sorocaba por 13 vezes se destacando pelo tetra-campeonato de 1949, 1950, 1951 e 1952 e pelo tri-campeonato de 1967, 1968 e 1969. Vários atletas passaram pelo clube e tornaram-se profissionais como: Oberdan Cattani, Zecão e Hélio (goleiros), Wilson Campos, entre outros...

Na década de 70, o clube extinguiu seu departamento de futebol e a especulação imobiliária deu fim ao estádio e sede social.

Ex-sócios, antigos torcedores, ex-jogadores, amigos e simpatizantes realizam todo ano uma festa de confraternização mantendo viva a história do Fortaleza, clube que contribuiu muito para história do futebol sorocabano mas, infelizmente não chegou a profissionalizar seu departamento de futebol.

Colaboração: Luiz Carlos Éden de Sorocaba-SP
Títulos 
CompetiçãoQuantidadeTemporadas
Campeonato de Sorocaba61932, 1941, 1945, 1949, 1950, 1951
Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Fortaleza/SP [BRA] Fortaleza/SP [BRA] Fortaleza/SP [BRA]
Uniforme(s)  Fortaleza/SP [BRA]
Mascote(s) 
Bandeira(s) 
Flâmula(s)