Remo/AM [BRA]

Atualizado em 20/09/2020
Nome Oficial
Clube do Remo
Fundação
13/04/1912
Status Atual
Extinto
Endereço
Rua Dona Libânia, 25
Centro - Manaus - Amazonas
Brasil  
maps
Retrospecto
Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Cores
Vermelho e branco
Equipe Ranqueada
Remo
Outros Sites

Estádios como mandante (jogos(s) registrado(s))
Histórico
Fundado por alemães, com o nome de Manáos Ruder Klub (tradução: Clube de Remo Manaus), aportuguesado no início da década de 40.

A sede náutica ficava na Garage, situado no Igarapé de Manaus, s/n, no Centro de Manaus. Já a sua Sede social ficava na Rua Dona Libânia, 25, no Centro de Manaus.

A história do Clube do Remo amazonense foi, praticamente, voltada para os esportes aquáticos, sobretudo, no remo. O futebol foi uma exceção na vida do clube. As primeiras aparições no futebol bretão aconteceram:

No domingo, do dia 13 de Março de 1949, foi registrado a 1ª partida de futebol, realizado pelo Clube do Remo: um amistoso, diante do Oratório, no campo do colégio Dom Bosco. O resultado não foi noticiado.

No domingo, do dia 27 de Março de 1949, às 15 horas, as duas equipes voltaram a se enfrentar numa revanche! O Oratório venceu por 1 a 0, no campo do colégio Dom Bosco.

Sete anos depois, em janeiro de 1956, o Clube do Remo participou do Torneio Extra da 2ª Divisão Amazonense. Após um desempenho aquém, acabou desistindo e não disputou, no mesmo ano, do Torneio Início e muito menos da Segundona Amazonense, que aconteceu no 2º semestre.

Após essa tentativa frustrada, o Clube do Remo seguiu a sua trajetória no remo amazonense, onde foi um dos expoentes da modalidade esportiva no estado, juntamente com o Grêmio Náutico Portugal. Contudo, na década de 70, o clube já definhava e sem ajuda acabou desaparecendo em definitivo.

Pesquisa e redesenho do escudo: Sérgio Mello (Blog História do Futebol)
Fonte: Jornal do Comércio (AM)
Escudos na linha do tempo
Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo