Barra Velha/SC [BRA]

Atualizado em 13/10/2015
Nome Oficial Barra Velha Esporte Clube
Fundação  ??/05/1997
Status Atual  Extinto
Endereço 
Bairro 
Cidade  Barra Velha
Estado  Santa Catarina
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  BAVEC
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Barra Velha
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios  Pedro João Pereira (Pedro Quintino), Barra Velha/SC, Brasil
Histórico  O Barra Velha Esporte Clube foi fundado por volta de maio de 1997 e teve o seu CNPJ regularizado em 28 de Junho de 1997. Sua sede era a pequena cidade de Barra Velha, situada no litoral Norte de Santa Catarina e que na época contava com pouco mais de 15 mil habitantes.

O BAVEC, como ficou carinhosamente conhecido, tinha como presidente, o secretário de finanças do município, João Carlos D'Avila Bitencourt e o técnico era o seu cunhado Rodolfo Diniz, que embora desconhecido no futebol profissional, era um grande conhecedor do oficio. O apoio da Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Orlando Nogaroli também foi essencial para estruturar e dar vida ao clube.

O BAVEC foi fundado e organizado às pressas para disputar o Campeonato Catarinense da 2ª Divisão de 1997, que iniciaria no mês de Julho, então, para formar um elenco com jogadores de experiência e qualidade, foi necessário recorrer a alguns empresários do futebol, que com facilidade, reforçaram o time com diversos jogadores oriundos do futebol paulista e paranaense.

O clube conseguiu em 1997 um excelente terceiro lugar na competição.

Em 1998 o clube permaneceu na ativa, com uma enorme expectativa de conseguir jogar a Primeira Divisão diante da ameaça do Clube Atlético Alto Vale, de Rio do Sul, desistir da competição, o que acabou não passando de boato.

Também existia uma tendência da Federação ampliar o numero de participantes na Primeira Divisão, subindo BAVEC e Tiradentes, porém, por falta de força política de ambos os clubes, isto acabou ocorrendo somente no ano seguinte.

O BAVEC ainda fez alguns jogos amistosos contra times amadores de Joinville e participou do Congresso Técnico da Segundona de 1998, porém, acabou ficando de fora do campeonato para nunca mais voltar.

Em 1999 os jornais ainda noticiaram uma possível participação do BAVEC na Segundona, porém, tudo não passou de especulação.

Acredita-se o fim do BAVEC deu-se por conta de uma crise instalada na Prefeitura de Barra Velha, onde o prefeito Orlando Nogaroli foi acusado de uma série irregularidades na administração municipal. As suspeitas também atingiram o secretario de finanças e presidente do BAVEC, João Carlos Bittencourt, que sem tempo para dedicar-se ao clube, optou por licencia-lo das competições oficiais.

Embora tenha durado pouco menos de 4 meses no profissionalismo, e tenha realizado apenas 16 jogos, até os dias de hoje o BAVEC é lembrado com saudosismo na cidade, que de repente viu-se no mapa futebolístico do Estado e por alguns instantes sonhou em figurar entre os grandes do futebol do Estado.

Fontes:
http://www.rsssfbrasil.com/tablessz/sc1997l2.htm
http://empresasdobrasil.com/empresa/bavec-01966640000113
https://www.facebook.com/muiller.embu?fref=ts
https://www.facebook.com/jonesdeandemedeiros
https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcos_Alberto_Skavinski
http://www1.an.com.br/1999/set/22/0pot.htm
https://ocancheiro.wordpress.com/
Jornais A Noticia e DC

Pesquisa: Cícero Urbanski
Presidentes  1997: João Carlos D'Avila Bitencourt
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme  Barra Velha/SC [BRA] Barra Velha/SC [BRA]
Mascote