Arruda/PE [BRA]

Atualizado em 20/10/2015
Nome Oficial Associação Athletica do Arruda
Fundação  20/04/1928
Status Atual  Extinto
Endereço  Avenida Beberibe, s/n
Bairro  Arruda
Cidade  Recife
Estado  Pernambuco
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Trinca de Az
Mascote 
Uniforme  Azul, preto e branco
Equipe Ranqueada  Arruda
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico  O clube da Trinca de Az (nas cores Azul, preto e branco) foi fundado no dia 20 de Abril de 1928, por esportistas do Arruda: coronel José Candido de Miranda (2º presidente), Arthur Vital Guimarães, José Maria de Souza, Amaury Padilha, Celestino Dowaley, Aristides Brasil, Blancard Santos, Chrinauro Miranda, Oswaldo Guimarães, Oscar Soares, José Fulco e João de Lima Dias, que também o 1º presidente do clube.

A alcunha Trinca de Az era uma referência ao formato das letras "A" no escudo, que lembrava a carta de baralho Az. A sua Sede ficava na Avenida Beberibe, s/n, no Bairro do Arruda, no Recife.

Sobre o seu campo, que era próprio, merece um capítulo à parte. O Estádio da Rua das Moças ou Campo do Arruda, foi inaugurado no domingo, do dia 30 de dezembro de 1928, depois do clube se extinguir foi para as mãos do C.S. Tabajaras.

Por fim, na década de 40, o Santa Cruz adquiriu o campo do Arruda, que era usado principalmente para treinos. Algumas vezes foi utilizado para jogos amistosos e era conhecido como o Alçapão do Arruda. Então, nas décadas de 60/70, o Santa Cruz ergueu o Estádio do Arruda, apelidado de Mundão do Arruda.

A AAA foi um dos fundadores da Associação Suburbana dos Desportos Terrestres (ASDT), em 1º de Fevereiro de 1929. Disputou o Campeonato Suburbano (Segunda Divisão), em 1929 e 1930.

Após se filiar a Federação Pernambucana de Desportos (FPD), no dia 19 de abril de 1931, A.A. do Arruda participou do Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão de 1931 pela primeira e única vez.

A campanha não foi das melhores, terminando na 10ª colocação (num total de 11 clubes), com apenas dois pontos. Dos dez jogos, venceu apenas um e foi derrotado nas outras nove; marcando 12, sofrendo 45, com um saldo negativo de 33.

O clube da Trinca de Az sofreu goleadas como o da estreia, no dia 10 der maio, quando o Sport Recife aplicou um sonoro 10 a 0. Ou os 8 a 1 para o CS Encruzilhada (15 de novembro) ou mesmo 6 a 1 para o Santa Cruz (04 de junho). A sua única vitória aconteceu no dia 21 de junho, quando venceu o Israelita SC por 5 a 3, no campo do Arruda.

Após o Estadual, o clube da Trinca de Az se licenciou em 1932. O clube anos depois vendeu o campo para C.S. Tabajaras e se dedicou a eventos na sua sede. Aos poucos, foi perdendo os sócios até decretar o fim do clube no final dos anos 30.

Fontes: Jornal de Recife, A Província, Diário de Pernambuco, Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, Rsssf Brasil
Pesquisa: Sérgio Mello
Redesenho do escudo e uniforme: Sérgio Mello
Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme  Arruda/PE [BRA]
Mascote